O atelier é uma estrutura permanente que abriga o espaço de trabalho dos artistas residentes. Nessa área, acontece a produção de grande parte das obras que compõem o acervo. Por vezes, também recebe artistas convidados que unem seu processo criativo ao espaço, e por outras, hospeda cursos e oficinas. As técnicas desenvolvidas são múltiplas, desde pintura, fotografia, desenho, gravuras, esculturas, aquarelas, pintura em porcelana, colagens entre outras.
No mesmo atelier ocorrem também oficinas que são divulgadas ao longo da programação da casa.
atelier




Em paralelo às atividades da casa existem projetos que envolvem a casa de forma especial, a arte se amplia e alcança diferentes ações e suportes. Como um espaço multidisciplinar nada melhor que participar de projetos que trabalham com diferentes plataformas, como a música, o cinema, a propaganda, o lançamento de uma coleção de moda, são as tantas possibilidades da arte!
Você tem um projeto e acha que tem tudo a ver com a Casa Musgo? Envie para nós!
projetos

O artista Stang ocupou o atelier para produzir para a mostra "Binóculo Azul".

Fotografia de Rodrigo Marroni para a capa do disco do Gustavo Telles e os Escolhidos.

Colagem produzida no atelier da Casa Musgo pelo artista residente Rodrigo Marroni para ser a capa do último álbum da banda Dingo Bells.

Para esta capa, a escultura de madeira "Dinossauro" foi produzida e queimada para o registro fotográfico pelo artista Rodrigo Marroni e a ilustração é do Lipe Albuquerque.

Fotografia de Rodrigo Marroni para a parte interna do álbum "Maravilhas da Vida Moderna" da banda Dingo Bells.

Parte do clipe foi gravado aqui na Casa Musgo, pelo diretor Roberto Burd. Escultura por Martina Nickel.
artistas residentes

Designer gráfico formado em 2009, desenvolve ilustrações para murais, objetos de decoração,
interiores e publicações, além de produzir um vasto material autoral que reflete de maneira
despojada e inteligente sobre a realidade, a fantasia e os costumes do quotidiano. Artista residente desde a fundação da casa, em 2012.

Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveu ao longo da sua formação um trabalho bastante diverso, transitando em variadas formas de expressão, como o desenho, a gravura, a pintura, a cerâmica e principalmente a escultura.
A linguagem que se tornou mais recorrente em sua produção é um imaginário fantástico, com a criação de personagens escultóricos, muito ligado ao universo lúdico e ficcional.

Formou-se em fotografia no Instituto Europeu de Design de Milão, em 2011.
No mesmo ano, fundou, juntamente com Isabel Marroni, o estúdio de criação Musgodesign,
hoje Casa Musgo, em Porto Alegre. Desde então, colabora com diversos projetos no âmbito
artístico e cultural, como teatro, música, cinema e performances, sendo especialista em
fotografia analógica em branco e preto.
O coletivo de artistas também desenvolve projetos para pinturas residenciais e comerciais. Murais para fachadas de empresas, salas comerciais, laterais de prédios. Paralelamente à produção autoral de cada artista o coletivo cria projetos personalizados.
O grupo é composto por 5 artistas: Rodrigo Marroni, Lipe Albuquerque, Martina Medeiros, Gabriel Xè e Alan Space.
coletivo musgo



